CALÁZIO – EXÉRESE

CALÁZIO – EXÉRESE

Calázio consiste em um processo inflamatório que ocorre bem próximo aos cílios. Por ser muito semelhante a um caroço, é comum que as pessoas o confundam com o terçol. Em alguns casos, o tratamento pode ser bem simples, com a utilização de bolsas de água, pomadas e medicamentos. No entanto, existem situações em que é preciso realizar a remoção do calázio a partir de um procedimento cirúrgico.

Como identificar o calázio?

Geralmente, os principais sintomas são sensibilidade na região das pálpebras, vermelhidão, pele mais quente na região, presença do caroço, irritação nos olhos, crescimento gradativo do caroço, dificuldade para enxergar, lacrimejamento e sensibilidade à luz natural ou artificial. 

A principal diferença entre o calázio e o terçol é que o terçol é resultado de um processo infeccioso, enquanto o calázio surge por conta de uma inflamação. 

Causas do surgimento do calázio

Por ser um processo inflamatório, as glândulas sebáceas localizadas nas pálpebras possuem grande “culpa” para o surgimento da complicação. Devido ao aumento da produção de secreção e a presença de bactérias no local, como acne, dermatite, rosáceas, conjuntivite e blefarite, por exemplo, o carocinho pode aparecer.

Exérese de calázio

Como mencionado, caso o calázio não responda aos tratamentos convencionais, a exérese pode ser recomendada. O procedimento consiste na drenagem da secreção até que ocorra a desobstrução da glândula ali presente. O processo é feito sob anestesia, é simples e bem rápido. Todo o tratamento cirúrgico pode levar cerca de 5 a 10 minutos.

A recuperação também é rápida e, geralmente, o paciente não precisa nem ter a preocupação estética de ter alguma cicatriz aparente. Aqui no Instituto Ocular Bacabal, colocamos a sua saúde em primeiro lugar, prezamos por tratamentos modernos e assertivos e também nos preocupamos com os detalhes estéticos dos procedimentos.

Entre em contato com a nossa equipe e faça o agendamento da sua consulta. Aguardamos a sua visita!

Related Posts