Calázio / Exérese

O que é?

Calázio / Exérese

Calázio consiste em um processo inflamatório que ocorre bem próximo aos cílios. Por ser muito semelhante a um caroço, é comum que as pessoas o confundam com o terçol. Em alguns casos, o tratamento pode ser bem simples, com a utilização de bolsas de água, pomadas e medicamentos. No entanto, existem situações em que é preciso realizar a remoção do calázio a partir de um procedimento cirúrgico.

Como identificar o calázio?

Conheça os 3 principais sintomas:

1
sensibilidade na região das pálpebras.
2
vermelhidão, pele mais quente na região.
3
presença do caroço e irritação.

Exérese de calázio

Como mencionado, caso o calázio não responda aos tratamentos convencionais, a exérese pode ser recomendada. O procedimento consiste na drenagem da secreção até que ocorra a desobstrução da glândula ali presente. O processo é feito sob anestesia, é simples e bem rápido. Todo o tratamento cirúrgico pode levar cerca de 5 a 10 minutos.

Dúvidas?

Entre em contato através do Whatsapp, Teremos o prazer em te atender, tirar todas as suas dúvidas ou agendar sua consulta.

Dúvidas frequentes

Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.

A cirurgia de calázio é bem simples. Consiste na aplicação de anestesia local, sedação para que o paciente adormeça levemente e não sinta todo o processo que será feito, e na incisão do calázio pela parte interna da pálpebra.

A cirurgia para calázio custa em média uns R$ 800. Se o paciente possui convênio que cobre esse tipo de procedimento e os honorários médicos, não há custo para o paciente.