Exérese de Pterígio com Transplante Autólogo Conjuntival

Exérese de Pterígio

Com transplante autólogo conjuntival

O pterígio é uma complicação ocular que se caracteriza pela proliferação anormal do tecido fibrovascular conjuntival sobre a córnea. Pode afetar, principalmente, as pessoas que passam muito tempo expostas ao sol, vento ou a poeira e poluição. Entre os principais sinais da doença estão a sensação de presença de corpo estranho nos olhos, vermelhidão, inchaço, ardência, lacrimejamento, sensibilidade à luz e, em alguns casos, sensação de visão turva. Para o tratamento pode ser recomendado a exérese de pterígio com transplante autólogo conjuntival. Entenda como é feito o procedimento.

Como funciona a técnica?

A exérese de pterígio com transplante autólogo conjuntival consiste em um procedimento cirúrgico no qual retira-se todas as partes do pterígio e, no local, realiza-se o transplante autólogo do tecido conjuntival, sendo a área doadora a parte inferior conjuntival do globo ocular, geralmente. Então, é feita uma sutura na área com fios absorvíveis, com o objetivo de “colar” o tecido transplantado e auxiliar na cicatrização completa. Todo esse procedimento é feito sob anestesia e não causa incômodos aos pacientes.

Dúvidas?

Entre em contato através do Whatsapp, Teremos o prazer em te atender, tirar todas as suas dúvidas ou agendar sua consulta.

Dúvidas frequentes

O procedimento atualmente consiste em fazer o transplante conjuntival, no qual se troca a conjuntiva com a fibrose por uma conjuntiva saudável nova. Esta técnica do transplante de conjuntiva garante um risco muito menor de reincidências de Pterígio.

Retirada de fina camada de tecido fibroelástico que cresce sobre a córnea. É realizado autotransplante conjuntival do mesmo olho do paciente na região afetada pelo pterígio visando diminuir as chances de reincidência do pterígio.

Em média, dependendo da região, de 2000 a 3000 reais por olho, com tudo incluso. Se o paciente possui convênio que cobre esse tipo de procedimento e os honorários médicos, não há custo para o paciente.